Demanda de todos os municípios do entorno de Frederico Westphalen, no norte do Estado, o Centro de Oncologia para atender pessoas que hoje precisam viajar pelo menos 300 quilômetros para fazer tratamento em Erechim está mais próximo de sair do papel.
Nesta sexta-feira, o deputado Dionilso Marcon (PT), participou de um ato ao lado de prefeitos, vereadores e líderes da região, no Hospital Divina Providência, para anunciar que, graças a uma articulação do seu gabinete, o Ministério da Saúde vai liberar R$ 6 milhões para o projeto.
O recurso, negociado nas últimas semanas junto com o Secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, será empregado na aquisição dos equipamentos para o centro de oncologia que ficará localizado em Frederico Westphalen e atenderá as demandas de 25 municípios da região Norte.
O prefeito José Alberto Panosso (MDB) e o presidente do hospital, Waldriano Gemelli, entregaram a Marcon uma réplica da Catedral Santo Antônio, de Frederico.
Em agosto, os prefeitos da região pediram ajuda em Porto Alegre e Brasília para a construção do Centro de Oncologia. Deputados do PSOL garantiram os recursos para a construção. A Secretaria e o Ministério da Saúde devem bancar o mobiliário e os equipamentos.