Em meio à dor de ter perdido a casa, as roupas, os brinquedos e todo o material escolar, um grupo de crianças de Roca Sales será convidado a passar um dia especial em Viamão. A iniciativa é dos organizadores da Feira Literária de Viamão, que começa na quarta-feira (20). Além de conhecer a uma das igrejas mais antigas do Estado, as crianças passarão um dia na Quinta da Estância, espaço tradicional de recreação usado por escolas da Região Metropolitana.
— Será importante para essas crianças e seus professores saírem um pouco do ambiente de tristeza com as consequências da enchente e passarem um dia em atividades lúdicas — explica o jornalista José Barrionuevo, patrono da Festa Literária de Viamão e hoje um dos maiores divulgadores das belezas do município.
A Secretaria de Educação de Viamão já entrou em contato com a de Roca Sales para fazer a proposta. A Ouro e Prata deverá fornecer um ou dois ônibus para transportar alunos e professores.
Nas escolas de Viamão, as crianças estão sendo estimuladas a escrever cartinhas e a mandar desenhos para alunos de Roca Sales, junto de algum material escolar, como doação simbólica. A prefeitura, que mandou máquinas para a cidade, também vai doar material escolar, aproveitando a autorização dada pelo Tribunal de Contas para ajudar os municípios atingidos pela enchente. Uma campanha será feita entre as empresas do município para a doação de mochilas.