Depois de ter governado Porto Alegre de 2017 a 2020, o PSDB tentará voltar à prefeitura na eleição de 2024. É com esse propósito que o vereador Moisés Barboza, reeleito presidente municipal do PSDB no sábado, comandará o partido nos próximos dois anos.
– Qualquer partido grande quer ter protagonismo na Capital e nós somos um partido grande – disse Moisés à coluna neste domingo, entusiasmado com a reeleição e com a possibilidade de o PSDB quebrar a provável polarização entre o prefeito Sebastião Melo, apoiado pelos partidos simpáticos a Jair Bolsonaro, e o candidato do PT, apoiado pelo governo Lula.
O PSDB integra o governo Melo, mas Moisés diz que isso não é problema. Tanto que o presidente do MDB, Alexandre Borck, esteve na convenção tucana.
Possíveis nomes
Quem poderia representar o PSDB nessa disputa? Moisés cita três nomes: a deputada estadual Nadine Anflor, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e a deputada federal Any Ortiz, do Cidadania, que forma uma federação com o PSDB. O nome de Nadine é o mais citado entre os tucanos e teria a preferência do governador Eduardo Leite, mas embora tenha se destacado na carreira de delegada em Porto Alegre, seu título de eleitor ainda está em Getulio Vargas.
Artur Lemos é o braço direito de Leite no Piratini e dificilmente deixaria o governo para entrar em uma aventura eleitoral, dado que não tem experiência de urna. Any Ortiz já foi vereadora, deputada estadual e está no mandato de deputada federal, graças à federação com o PSDB, porque seu partido é minúsculo no Rio Grande do Sul.