Na cerimônia que marcou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, neste domingo (10), o prefeito Sebastião Melo pediu que os piquetes se tornem pontos de doações para as vítimas da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. Em paralelo, ordenou a publicação em edição extra do Diário Oficial um decreto que caracteriza a edição deste ano como “Acampamento Farroupilha Solidário”, em homenagem às vítimas das inundações.
No discurso, Melo sugeriu que as bandeiras fiquem a meio mastro e que os piquetes tenham uma tarja preta, que sinaliza o luto pela perda de vidas.
— Pedi que cada um dos piquetes pudesse se tornar um ponto de arrecadação. Já temos alimentos e roupas em boa quantidade, então que as pessoas possam doar mobiliário, cama, mesa e tudo aquilo que se perdeu nas casas das pessoas — disse o prefeito.
Atualmente, os pedidos de doações da Defesa Civil estadual são por itens de higiene e limpeza, roupas íntimas, roupas de cama e agasalhos. Alimentos e água mineral já são considerados em quantidade suficiente.
A prefeitura da Capital também pretende se somar à campanha de doações chamada pelo governo do Estado. O Palácio Piratini criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações de pessoas e empresas, mediante pix (chave CNPJ 92.958.800/0001-38).
Na segunda-feira (11), o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho também receberá shows a partir das 15h30min, com a intenção de arrecadar donativos para as vítimas das cheias.