O acendimento da Chama Crioula no início da tarde deste domingo (10) marcou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2023, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. No palco principal, autoridades e tradicionalistas fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul .
A cerimônia estava prevista para ocorrer no feriado de 7 de setembro, mas foi adiada pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas em decorrência dos recentes eventos climáticos que afetaram o Estado.
O símbolo chegou ao meio-dia conduzido por um grupo de 11 cavalarianos e cavalarianas do piquete Galpão do Xirú. A cavaleira Sandre Abech fez a entrega do candeeiro com a Chama Crioula às mãos do prefeito Sebastião Melo, que acendeu a Chama Crioula da Semana Farroupilha.
Melo publicou neste domingo decreto que determina a 41ª edição do Acampamento Farroupilha como “Acampamento Farroupilha Solidário”, em apoio aos gaúchos que sofreram perdas em razão dos eventos climáticos que assolaram o RS.
— Temos que nos unir pelo RS. É hora de darmos as mãos. A festa Farroupilha tem que ser exemplo de solidariedade — afirmou.
A presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso, explicou que o acendimento da Chama Crioula foi adiado por conta da tragédia no RS. A centelha do Fogo Simbólico da Pira da Pátria para compor a Chama Crioula oficial do Estado foi retirada na quarta-feira (6), em frente ao monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, e ficou salvaguardada para a cerimônia.
Liliana destacou a mobilização dos piqueteiros para arrecadar donativos às vítimas das enchentes no RS. Três personalidades foram homenageadas durante a solenidade por suas contribuições ao tradicionalismo: o trovador Vitor Hugo; a patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Telma Rejane dos Santos; e a patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, Maria Luiza Benitez.
Sobre os preparativos da festa para o próximo ano, Liliana confirmou que o Acampamento Farroupilha de 2024 será em homenagem ao centenário do nascimento do poeta Jayme Caetano Braun. O secretário municipal da Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou a importância da Semana Farroupilha.
— É um momento de reflexão e solidariedade. Cultura é uma forte aliada na mobilização solidária — observou.
Conforme Ventura, na próxima quinta-feira a secretaria vai lançar uma série de ações de fomento à cultura. No encerramento da cerimônia, a Chama Crioula foi conduzida ao piquete da Prefeitura onde ficará guarnecida até o dia 20 de setembro, quando será extinta.