A edição de 2023 do Acampamento Farroupilha, realizada no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, carrega um simbolismo especial para dois piquetes: Amigos do Sul e Freitas Brasil. Um ano após o incêndio que consumiu os dois galpões, os tradicionalistas tentam superar as perdas causadas pelo fogo. Por conta das chamas, as estruturas montadas para os festejos ficaram totalmente destruídas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Com a ajuda de amigos e familiares, os patrões conseguiram se reestruturar e garantir a instalação dos galpões. Para Luiz Henrique Freitas Brasil, patrão do piquete Freitas Brasil, o incêndio deixou um rastro de destruição. Além disso, levou para sempre uma das coisas mais preciosas que guardava: uma carta escrita pela sua mãe, Eva, há mais de 30 anos, que já faleceu.
— A perda maior que eu tive em todos esses anos foi a carta da minha mãe. Ela escreveu para mim. A gente perdeu outras coisas, mas a carta foi a pior perda — afirma, acrescentando que levava a correspondência para todos os lugares.
Ele recorda do dia do incêndio, que ocorreu na madrugada de 15 de setembro do ano passado, citando o que faltou para controlar as chamas que tomaram conta do galpão rapidamente:
— A fiscalização não foi eficiente, porque não adianta ter dois extintores, dois brigadistas, se não tiver um componente dentro do piquete. Teria que ter um peão caseiro, porque no começo do incêndio ele agiria e apagaria o fogo.
Tudo que estava dentro do galpão foi perdido. Menos uma roda da carreta, que está queimada, mas não foi descartada. Pode ser vista na frete do piquete. Após os bombeiros debelarem as chamas, Brasil tentou resgatar a carta, mas não encontrou nada nos escombros.
— Sempre diziam para eu tirar um xerox, mas eu nunca quis, porque pensava que não ia ficar a mesma coisa, aquela era a original — lamenta.
No piquete Amigos do Sul, onde o incêndio começou por volta das 4h, o segundo patrão Edison Braz Duart relata que a perícia apurou o aquecimento de uma tomada como a responsável pelo início das chamas. A estrutura foi totalmente consumida pelas chamas, mas ele contou com doações de recursos para reerguer o piquete.
— Colegas da minha filha deram recursos. A gente dividiu e deu para fazer os dois piquetes novos. Começamos do zero aqui dentro. Perdemos freezer, bebida e carnes com esse acidente — lembra.
A GAM3 Parks, concessionária responsável pela gestão do Parque Harmonia, informa que, em 2022, o evento obteve alvará do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) liberado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A concessionária reforça que as instalações estavam dentro da legislação competente.
Relembre o caso
Um incêndio destruiu dois piquetes no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, na madrugada de 15 de setembro de 2022. Dois caminhões foram usados para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido na ocorrência.
O fogo começou por volta das 4h no piquete Amigos do Sul e atingiu o Freitas Brasil. Os dois galpões ficavam colados – um de frente para a Casa do Gaúcho e o outro nos fundos, virado para a Rua Dimas Costa.