Privatizada neste ano, a Corsan está trabalhando a pedido do governador Eduardo Leite na normalização do abastecimento de água em dois municípios que não são atendidos pela Companhia: Muçum e Santa Tereza. Nesses dois, a gestão é municipal. Dos 93 municípios declarados em calamidade pública, 66 são atendidos pela companhia.
Desde a segunda-feira passada (4), a Corsan recuperou o abastecimento de 12 municípios afetados pela enchente. Ainda está trabalhando para normalizar os três que tiveram problemas mais graves na sua estrutura: Estrela, Guaporé e Roca Sales.
Os principais problemas apresentados nesta última semana foram inundações na captação da água por detritos trazidos pelas chuvas. Além disso, as equipes tiveram dificuldades para acessar alguns locais devido aos danos causados pelas enchentes. Em Arroio do Meio, Roca Sales e Estrela, a infraestrutura de redes e ramais foi totalmente destruída.
Os municípios que tiveram interrupção do abastecimento em consequência das enchentes são Mariante, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Roca Sales, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza, Três de Maio, Encantado, Triunfo/Barreto, Serafina Correa, Bento Gonçalves, Nova Araçá e Guaporé.