Após retornar da viagem ao Marrocos, o vice-governador Gabriel Souza foi designado pelo governador Eduardo Leite para coordenar as ações do governo estadual na recuperação dos municípios do Vale do Taquari. Gabriel anunciou que vai transferir seu gabinete para Encantado a partir desta segunda-feira (11).
O vice-governador desembarcou na manhã deste domingo (10) em Porto Alegre e seguiu direto ao Vale do Taquari, para acompanhar a comitiva federal liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.
Em Lajeado, Leite afirmou que a tarefa do vice será superar entraves burocráticos para dar assistência à população atingida pela enchente:
— Ele vai morar aqui no Vale do Taquari, ao lado de vocês, para poder, ao lado dos secretários, dar toda a assistência e o acompanhamento necessários para destravar a burocracia.
Gabriel partirá para Encantado logo após a reunião do secretariado, marcada para as 9h desta segunda. Ele vai despachar no prédio da prefeitura do município até o final da semana.
À coluna, o vice-governador disse que seu papel será de "destrinchar problemas e abrir caminhos", sobretudo para a liberação de auxílios federais.
— Como tenho acesso direto aos ministros, posso telefonar para tirar dúvidas ou mesmo solicitar apoio técnico — exemplificou Gabriel.
Retorno antecipado
Ao se dar conta da gravidade da situação no Rio Grande do Sul, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, antecipou o retorno da viagem ao Marrocos. Ele ficaria no país africano até a próxima semana, mas desembarcou em Porto Alegre neste domingo (10) junto do vice-governador Gabriel Souza. Gabriel já tinha o voo de retorno previsto para a data.