O jornalista Paulo Egidio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O ex-ministro e ex-deputado Onyx Lorenzoni (PL) recebeu nesta terça-feira (8) o título de cidadão emérito de Porto Alegre. A honraria é dedicada a pessoas nascidas na Capital que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.
Proposta pelo vereador Alexandre Bobadra (PL), a homenagem foi entregue em sessão solene da Câmara Municipal. Estiveram presentes o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), filho de Onyx, e o vice-prefeito Ricardo Gomes (PL).
No ato, o ex-ministro disse que considera a homenagem um reconhecimento pelos 28 anos em que foi deputado e o período no qual foi ministro, na gestão de Jair Bolsonaro.
— Porto Alegre me apoiou em todas as iniciativas. Cheguei sete vezes ao parlamento, duas vezes ao gaúcho e cinco ao de Brasília, com apoio da minha cidade — celebrou.
Onyx também reafirmou apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB) e de Gomes (PL), em 2024, disse que vai trabalhar por candidatos do PL em outras cidades do Estado e indicou que pretende voltar a disputar a eleição para governador em 2026:
— Vou continuar ativo, me preparar e em 2026 vou estar na pista.
Aos 69 anos, Onyx ocupou quatro ministérios no governo Bolsonaro (2019-2022), além de ter sido ministro encarregado da transição de governo em 2018. Cumpriu cinco mandatos de deputado federal e dois de deputado estadual.
Concorreu a governador em 2018, mas foi superado por Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno. Também foi três vezes candidato a prefeito de Porto Alegre.