O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estará em Porto Alegre nesta segunda-feira (14), em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul desde a posse.
Às 16h, a ministra participa de uma conferência sobre a luta contra o racismo, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Neabi/Ufrgs), no Salão de Atos da instituição.
Mais tarde, às 18h30min, ela estará em uma roda de conversa a respeito do papel das mulheres negras nos espaços de poder, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A atividade é promovida pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Sem pompa
Virtual candidato à reeleição em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo rejeita a promoção de cerimônias com pompa e circunstância para inaugurar obras da prefeitura.
Desde o início da gestão, Melo repete o mantra de que um bom governo deve “inaugurar pessoas” e descarta participar de atos públicos para cortar a fita de entregas à população.
Na quinta-feira passada, quando fez a vistoria final antes da liberação do trânsito no prolongamento da Avenida Severo Dullius, o prefeito prometeu participar de um churrasco em agradecimento aos trabalhadores e aos funcionários da prefeitura que ajudaram na extensão da via, mas descartou um ato oficial de inauguração:
– Eu não vou vir aqui cortar fita, isso é da velha política.
A prática vem desde o primeiro ano de governo e chamou atenção pela primeira vez em 2021, na liberação do trecho 3 da orla do Guaíba, para a qual era esperado um ato simbólico de entrega que não aconteceu.
Contêineres cheios
Vereadores do núcleo duro da base de Sebastião Melo não acreditam que as suspeitas de irregularidades na Secretaria de Educação sejam o principal foco de desgaste do prefeito.
A crise no recolhimento de lixo, que surgiu em 2021 e voltou a aparecer neste ano, motivou um número muito maior de queixas sobre a gestão municipal, na avaliação dos aliados.
Mirante
- Único vereador do Cidadania em Porto Alegre, Jessé Sangalli está próximo do MDB. A migração deve ocorrer na janela partidária de 2024.
- Vice-prefeito de São Jerônimo, Julião Cunha deve concorrer a prefeito em 2024. Para isso, deve trocar o PDT pelo PSDB, do prefeito Evandro Heberle.
- Por sugestão do vereador Ramiro Rosário (PSDB), o ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol recebe amanhã, às 16h, a comenda Porto do Sol da Câmara de Porto Alegre.