O BRDE está, enfim, com o time completo. O economista Leonardo Busatto assumiu nesta terça-feira (1º) o cargo de diretor de Planejamento, área responsável pela captação de recursos junto aos parceiros nacionais e instituições estrangeiras para novas operações de crédito, bem como pela política de responsabilidade socioambiental do banco. A solenidade oficial de posse reunindo autoridades e convidados será agendado para os próximos dias.
Pela manhã, Busatto já participou da primeira reunião de diretoria do banco. Ex-secretário da Fazenda e de Parcerias Estratégicas, Busatto foi indicado pelo governador Eduardo Leite e teve o nome referendado pela Assembleia Legislativa em maio. Só, agora, porém, encerrou-se a maratona burocrática do Banco Central, que dá a última palavra. Busatto assume a vaga que era do ex-chefe da Casa Civil Otomar Vivian desde 2021.
— Além da honra em substituir uma personalidade reconhecida como o Otomar, chego com a responsabilidade de contribuir com os desafios do BRDE, uma instituição cada vez mais atuante em favor do desenvolvimento da Região Sul — disse Busatto no discurso.
Nesta semana, o novo diretor já terá uma agenda de encontros com parceiros internacionais. Para assessorá-lo nas tarefas que terá no BRDE, Busatto trouxe de Washington Fernando Freire Dutra, um técnico conhecido por sua atuação como secretário adjunto de Parcerias de Porto Alegre.
Bacharel em Relações Internacionais pela ESPM, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas e mestrando em Política e Negócios Internacionais na Georgetown University, Dutra foi a adido econômico adjunto na Embaixada do Brasil em Washington e diretor de Gestão do Ministério da Economia, na equipe do ex-ministro Paulo Guedes.
Além de cuidar do planejamento estratégico do próprio banco, a área que será comandada por Busatto coordenará ainda o projeto Visão Regional 2040, uma demanda do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) com o objetivo de elaborar estudos e estratégias para atuação regional, a fim de potencializar o desenvolvimento econômico e social do sul do país.