O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
De olho nas eleições municipais em 2024, o MDB gaúcho reuniu nesta quinta-feira (20) militantes, potenciais candidatos a prefeito e vereador e líderes históricos do partido durante evento regional em Erechim, no norte do Estado. Essa é a segunda edição de uma série de 11 encontros que irão percorrer o Rio Grande do Sul até dezembro, quando a legenda fará o seu congresso estadual em Porto Alegre.
Nos 123 municípios da macrorregião de Erechim, o MDB é representado por 33 prefeitos, 27 vices e 256 vereadores. Entre eles, está o próprio prefeito de Erechim, Paulo Polis, que deverá disputar a reeleição.
Ainda de maneira preliminar, as coordenadorias emedebistas que integram a macrorregião já começaram a mapear as pré-candidaturas às chapas majoritárias e proporcionais. No Alto Uruguai, por exemplo, 19 dos 31 municípios manifestaram a possibilidade de lançar candidato próprio.
O encontro em Erechim foi comandado pelo presidente do diretório estadual, Fábio Branco, e teve a participação do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin, do ex-senador José Fogaça e do ex-governador José Ivo Sartori.