O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Dos 10 ex-governadores vivos do Rio Grande do Sul, apenas quatro confirmaram presença no almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira (30), no Palácio Piratini. Todos foram chamados, mas, até esta quarta-feira (28), apenas Jair Soares (PP), Olívio Dutra (PT), Tarso Genro (PT) e Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) eram presença certa no evento.
Pedro Simon (MDB) gostaria de ir, mas recuou diante da dificuldade na acessibilidade ao Galpão Crioulo do Piratini, local previsto para o encontro.
José Ivo Sartori (MDB) e Germano Rigotto (MDB) alegaram compromissos previamente agendados fora de Porto Alegre, enquanto Antônio Britto informou que está no Exterior, a trabalho.
Yeda Crusius (PSDB) informou que deixará de comparecer, pois está hospitalizada em razão de uma cirurgia. Alceu Collares (PDT) também ficará de fora.
Lula no Atualidade
Na véspera de sua viagem ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula concede entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a partir das 8h20min desta quinta-feira.
A entrevista também será transmitida ao vivo, em vídeo, em GZH. Depois, as declarações do presidente serão checadas pela reportagem de GZH.
Chance de troca
O engenheiro Pedro Bisch Neto, que deixou nesta semana a presidência da Trensurb, foi sondado pelo prefeito Sebastião Melo para contribuir na prefeitura de Porto Alegre.
À coluna, Bisch admitiu a conversa e disse que está a disposição, mas que ainda não foi chamado para uma posição em específico.
Auxiliares de Melo apostam que ele será convidado para comandar a EPTC, no lugar de Paulo Ramires.
Posse marcada
Está agendada para as 14h do dia 6 de julho a posse do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior no BRDE.
Ranolfo assumirá os cargos de vice-presidente e diretor de Operações do banco.
Agitando a base
Começa no sábado, por Santa Maria, a movimentação do MDB gaúcho visando a eleição de 2024. Será o primeiro de uma série de 11 encontros regionais, batizada de “Mobiliza 15”.
A programação contempla orientações jurídicas, políticas e de comunicação a militantes e potenciais candidatos.
São presenças confirmadas o ex-governador José Ivo Sartori, o ex-senador José Fogaça e o vice-governador Gabriel Souza, além do secretário Beto Fantinel, que cogita disputar a prefeitura de Santa Maria em 2024.
Audiência pública
Na próxima segunda-feira, véspera da votação da PEC que veda mudanças no Hino Rio-Grandense, haverá audiência pública na Assembleia sobre o tema, proposta por Bruna Rodrigues (PCdoB), Matheus Gomes (PSOL) e Laura Sito (PT), que compõem a bancada negra do Legislativo.
Os deputados da bancada negra lembram que a alteração do trecho do hino que diz que “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” é uma demanda do movimento negro do Estado discutida desde a década de 1970.