O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca sexta-feira (30), em Porto Alegre, para sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul no atual mandato. Lula deve permanecer ao menos seis horas no Estado, inaugurando obras e mantendo encontros políticos. A chegada está prevista para as 11h30min.
Na sequência, Lula entrega residências do Minha Casa, Minha Vida. São 446 imóveis construídos pela Cooperativa Habitacional Coometal na Estrada Caminho do Meio, em Viamão.
Às 13h30min, o presidente almoça com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini. Todos os ex-governadores foram convidados. Por enquanto, confirmaram presença Tarso Genro, Olívio Dutra e Jair Soares. Alceu Collares e Germano Rigotto não poderão comparecer. GZH não conseguiu contato com Antônio Britto, José Ivo Sartori e Yeda Crusius.
Após o almoço, Lula inaugura as novas instalações do Hospital de Clínicas. As obras foram concluídas em 2019 e a ocupação teve início em 2020, durante a pandemia. Há duas semanas, entrou em operação um novo bloco cirúrgico, com capacidade para abrigar até 40 salas de operação.
A agenda oficial da visita de Lula ainda não está fechada. Todavia, ficou de fora do roteiro uma reunião do presidente com empresários e executivos de grandes empresas gaúchas que estava sendo articulada desde o início do ano. Também ficou para uma próxima vinda de Lula ao Estado, ainda em 2023, uma vistoria nas obras do viaduto da Scharlau, em São Leopoldo.