O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Após a visita de ministros ao Rio Grande do Sul no final de semana, uma comitiva de prefeitos do Litoral Norte gaúcho desembarca na terça-feira (20) em Brasília para reforçar o apelo por ajuda federal para a recuperação de cidades atingidas pelo ciclone. A previsão é que eles sejam recebidos às 11h pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros.
A agenda havia sido solicitada ainda na sexta-feira (16) pelo deputado federal Alceu Moreira e pelo deputado estadual Luciano Silveira (ambos do MDB). Os detalhes foram acertados por ambos pessoalmente com Barreiros , que também veio ao Estado, na passagem da comitiva federal por Caraá.
Diante da promessa do governo federal de que os recursos para recuperação serão liberados mediante planos de trabalho, os prefeitos estão compilando as informações sobre as perdas materiais e medidas necessárias para a reconstrução.
—As prefeituras já estão dimensionando todos os danos com a Defesa Civil, da infraestrutura ao social. A vinda do secretário até aqui sinaliza compromisso — afirma Alceu.
Ao menos 12 prefeitos já foram chamados para participar da audiência. Aqueles que não conseguirem se deslocar a Brasília participarão da reunião por videoconferência. O governador Eduardo Leite também deve designar um representante do governo estadual para a agenda.
Após receber a promessa do presidente Lula de que a União auxiliará o Estado na reconstrução, Leite também planeja viajar à capital federal nos próximos dias para articular o apoio.
Reunião em Osório
Antes da missão a Brasília, os prefeitos do Litoral Norte também participam de reunião nesta segunda-feira (19) com representantes da Defesa Civil do Estado e da União. Marcado para as 9h, no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, em Osório, o encontro será coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza.