O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Anfitrião do encontro dos membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o governador Eduardo Leite recebeu nesta sexta-feira (16), em Porto Alegre, os colegas de Santa Catarina, Jorginho Mello, do Paraná, Ratinho Júnior, e o do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Os quatro governadores trataram de temas que estão em discussão no Congresso Nacional e têm potencial de causar repercussão sobre as finanças estaduais, como é o caso da reforma tributária. Na entrevista concedida a jornalistas ao final da reunião, na Cúria Metropolitana, ao lado de Jorginho, Leite destacou que uma das prioridades dos Estados é a criação de um fundo constitucional de financiamento para a região Sul do país, aos moldes do que já existe para Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
— O nosso esforço é na direção que a gente possa diminuir a quebra de isonomia existente entre as regiões brasileiras, que a nossa região possa ter acesso a recursos de fundos de desenvolvimento regional, e que possamos diminuir o descompasso de incentivos entre a nossa região e outras regiões do Brasil — defendeu Leite, que preside o Codesul.
— A gente já se acostumou com os outros Estados do Norte e Nordeste dizendo que nós somos ricos e que não precisamos de nada. Por isso, nós temos que ficar atentos a esses movimentos de fundo de desenvolvimento, incentivos fiscais, para perder menos com a reforma tributária, e nós precisamos ter inteligência para acompanhar — complementou Jorginho, externando preocupação com possíveis perdas de arrecadação dos Estados.
Na última segunda-feira (12), Leite reuniu a bancada federal gaúcha no Palácio Piratini para tratar do mesmo assunto. A ideia é mobilizar os deputados federais dos Estados do Sul para que se articulem em Brasília em favor dos interesses da região no debate da reforma tributária.