O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em viagem ao Ceará em busca de bons exemplos, uma comitiva de deputados gaúchos liderada pelo presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB), encontrou algumas pistas que ajudam a explicar por que a educação cearense alcança, há alguns anos, os melhores indicadores nacionais na área. Nesta quinta-feira (1º), os deputados se reuniram com a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela (foto).
Um ponto que chamou a atenção do grupo de deputados é a municipalização do Ensino Fundamental: no Ceará, todos os estudantes do primeiro ao 9º ano estão matriculados em escolas municipais. A situação contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, onde cerca de um terço dos estudantes do Fundamental está em colégios da rede estadual.
Ex-prefeito de Marau, Zanchin conhece as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e ressalta que qualquer mudança precisa ser antecedida de diálogo com as prefeituras e comunidades escolares.
— Não quero antecipar o debate, mas essa foi uma iniciativa que permitiu colocar o Ceará entre os melhores Estados do país em alfabetização. Precisamos falar sobre esse assunto. Sou favorável a isso, dialogando com os municípios. Mas não pode ser feito de forma drástica.
Zanchin retorna ao Estado nesta sexta-feira (2) e pretende levar o que observou ao governador Eduardo Leite e à secretária da Educação, Raquel Teixeira. Uma das sugestões que o presidente da Assembleia fará a Leite é para que avalie a possibilidade de centralizar a coordenação de toda a educação gaúcha no governo do Estado, incluindo o ensino nas escolas municipais, que hoje é tocado por cada prefeitura.
— Não tem outro caminho. O Estado tem que assumir a responsabilidade, assumir essa coordenação — defende.
Acompanham o presidente da Assembleia na comitiva os deputados Claudio Branchieri (Podemos), Guilherme Pasin (PP), Eduardo Loureiro (PDT), Sofia Cavedon (PT), Eliana Bayer (Republicanos) e Professor Bonatto (PSDB).