A prefeitura de Canoas publica, na manhã desta terça-feira (4), o edital de concorrência da parceria público-privada (PPP) para a iluminação pública. A projeção é de que os mais de 30 mil pontos de iluminação da cidade sejam modernizados até julho de 2024. O contrato com a empresa vencedora terá duração de 24 anos, e o pagamento será feito de acordo com o desempenho dos serviços prestados e o alcance de metas contratuais.
Está prevista no projeto a troca das atuais luminárias pelas de tecnologia LED, que são mais eficientes e duráveis. Também haverá um sistema de telegestão em todos os pontos, o que garantirá maior celeridade na solução de problemas como a troca de lâmpadas queimadas.
Os envelopes com as propostas das empresas interessadas serão recebidos pela prefeitura no dia 5 de maio e o leilão da PPP está marcado para o dia 16 de maio, na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo.
— Estamos apresentando um projeto inovador, diferenciado e de alta qualidade, que irá transformar a iluminação pública de Canoas, trazendo mais segurança, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população. Daqui para frente, toda a sociedade canoense vai viver em uma cidade bem iluminada, com luminárias de LED em todas as ruas, avenidas e vias — diz o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD).
Com a PPP, a expectativa da prefeitura é de reduzir em mais de 60% os gastos do município com iluminação pública, ampliar a segurança nos espaços públicos, reduzir o impacto ambiental e ampliar a oferta de serviços no período noturno.