Em uma espécie de retiro de dois dias, presidentes de entidades ligadas à Federasul farão no fim de semana de 14 e 15 de abril um mergulho nos governos de Eduardo Leite e Luiz Inácio Lula da Silva para avaliar os cem dias de gestão. Para facilitar o acesso dos presidentes, a reunião foi marcada para o Recanto Maestro, em São João do Polêsine, no centro do Estado.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, define o encontro como "uma grande reflexão sobre o futuro neste complexo momento do país”:
— Para o período difícil que se apresenta no horizonte será fundamental reforçarmos os laços que nos unem, porque só assim seremos capazes de fazer frente aos desafios das filiadas e de todos nós enquanto gaúchos e brasileiros.
O fórum começa às 13h30min do dia 14 (sexta-feira) e traz vários enfoques para analisar os 100 dias de governos. A cientista política Elis Radmann e o ex-deputado Jerônimo Goergen são convidados para analisar o momento político aos 180 presidentes de filiadas que estarão reunidos em Recanto Maestro.
Os resultados da discussão serão levados posteriormente aos representantes dos dois governos.