Um dia após o governador Eduardo Leite e o ministro dos Transportes, Renan Filho, discutirem as obras prioritárias do governo federal no Rio Grande do Sul, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), e seu antecessor, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), correram a Brasília para tentar incrementar a lista.
Zanchin e Valdeci procuraram o ministro gaúcho Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, para dizer que a metade Norte do Estado não foi contemplada na relação de investimentos que o governo Lula pretende fazer no Estado.
Em ofício entregue a Pimenta, os deputados pediram prioridade na pavimentação de 68,4 km da Rodovia Transbrasiliana, que liga Passo Fundo a Erechim, além da duplicação da parte urbana da BR-285, em um trecho de 11 km entre o acesso à Universidade de Passo Fundo e a ligação com a ERS-324, e da conclusão do projeto técnico para o acesso asfáltico entre André da Rocha e Lagoa Vermelha, na BR-470.
— A região Norte é uma das que mais cresce em produção. São safras volumosas, que movimentam não só o setor agropecuário, mas também o comércio e serviços. Isso aumenta o fluxo e vem deixando saturadas as nossas rodovias. As obras de duplicação e construção de acessos alternativos desafogam o trânsito, melhoram a logística e aumentam a segurança de motoristas e pedestres — argumenta Zanchin, que tem base eleitoral na região.
Os dois deputados também reforçaram a necessidade da construção da Ponte do Guarita, entre Barra do Guarita e Itapiranga (SC), que já havia sido solicitada pelo governador. Ainda ressaltaram a importância das obras nas BRs 116, 290, 392 e 448, já previstas na relação de obras prioritárias do governo federal, assim como a conclusão da Travessia Urbana de Santa Maria, na Região Central.