Em meio à guerra de versões sobre o projeto de lei das Fake News, que pode ser votado ainda nesta terça-feira (25), o deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) usou as redes sociais para afirmar que a proposta poderá censurar a publicação de trechos bíblicos na internet. O ex-procurador da Lava-Jato citou exemplos como Colossenses 3:18 e Efésios 5:22-24.
"O PL 2630/20 (...) terceiriza para as redes sociais o dever de censurar. O projeto de lei exige que os provedores atuem preventivamente em face de conteúdos potencialmente ilegais e pode vir a banir das redes alguns versículos da Bíblia", diz o post de Deltan, que tinha 224,5 mil visualizações por volta das 17h.
O que dizem os versículos mencionados por Deltan:
"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga."
Provérbios 13:24
"Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados,
Então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias."
Deuteronômio 22:28,29
"Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor."
Colossenses 3:18
"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Romanos 1:26,27
3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, o cabeça da mulher é o homem e o cabeça de Cristo é Deus.
Coríntios 11:3
"Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares."
Mateus 10:34-36
Reação do relator
Relator do projeto, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) reagiu prontamente à postagem:
"ALERTA DE FAKE NEWS! É por esse tipo de indignidade que as redes sociais estão cheias de discurso de ódio e desinformação. Quem lucra com essa campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata, deputado? Só reforça a URGÊNCIA da regulação. PL 2630 JÁ!", escreveu Orlando.
Um dos trechos do relatório do deputado do PCdoB diz que as vedações previstas no projeto "não implicarão restrição à manifestação artística, intelectual ou de conteúdo satírico, religioso, político, ficcional ou literário (...)".
Apesar disso, deputados e influenciadores contrários ao projeto compartilham postagens com a hashtag #PLdaCensuraNão. Já os favoráveis promovem a expressão "PL 2630 JÁ".