Com uma trajetória singular de meio século no mesmo partido, que entre Arena e Progressistas teve outras denominações, Celso Bernardi foi homenageado nesta terça-feira (25) pelos sete deputados do PP por seus 80 anos de vida, 24 dos quais na presidência da legenda e outros seis como vice. Antes da tradicional reunião-almoço, os parlamentares se reuniram para exaltar as qualidades de Bernardi como líder político e ser humano com amigos espalhados por todo o Rio Grande do Sul.
O presidente, que deixa o cargo em setembro, vai dedicar seus últimos meses de mandato às convenções municipais do PP, que serão realizadas em 95% dos municípios gaúchos. Seu foco será também a preparação para a eleição de 2024, tendo como meta a liderança em número de prefeitos no Estado, que normalmente disputa com o MDB.
Deputado emérito da Assembleia, Bernardi (Celso para os amigos) é considerado um líder de palavra, que cumpre acordos políticos mesmo quando pessoalmente é contra uma decisão, mas foi voto vencido.
Os sete deputados entregaram a Bernardi uma placa referente aos 80 anos e exibiram um vídeo que sublinha "a exemplar trajetória política e partidária do progressista".
— Celso Bernardi é a personificação da boa política. Sua história e conduta são saudadas e reconhecidas dentro e fora do partido, e motivo de grande orgulho para todos nós — disse o líder da bancada, Guilherme Pasin.
Bernardi, que na véspera divulgou nota agradecendo a todos os que o acompanharam nesses mais de 50 anos de política e 80 de vida — a família, os amigos, os funcionários do partido e dos gabinetes de outros cargos que ocupou —, registrou seu orgulho pelo que construiu no PP:
— Me orgulho de termos uma bancada tão qualificada quanto a nossa, após 80 anos de vida e meio século de dedicação ao meu único partido. Com muita honra, acompanhei de perto a trajetória político-partidária de todos os excelentes quadros da bancada, o que me dá a certeza de estarmos fazendo um bom trabalho e andando no caminho certo.
Apesar da decisão já tomada de deixar a presidência do PP em setembro, Bernardi vai continuar fazendo política. Nesta terça, na convenção nacional realizada em Brasília, foi reconduzido à vice-presidência nacional do partido. Outros três gaúchos foram eleitos vice-presidentes: o senador Luís Carlos Heinze, a líder partidária, Silvana Covatti, e o deputado federal Pedro Westphalen.