O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, esteve ausente do território gaúcho nesta quinta-feira (23), data oficial do retorno às aulas na rede estadual. Conforme o governo do Estado, Raquel passou o Carnaval no Litoral Norte de São Paulo com a família e, "devido às condições climáticas e de infraestrutura, ainda não conseguiu deixar o local".
A coluna questionou a assessoria da secretária se o governo estadual chegou a considerar uma operação para facilitar a volta de Raquel ao Rio Grande do Sul, a exemplo da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que também passava o feriado na região afetada pelo temporal do domingo (19) e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e pelas Forças Armadas.
A Secretaria da Educação respondeu que Raquel está em segurança e "só está aguardando o desbloqueio das estradas para o retorno". A previsão é de que a secretária esteja no Rio Grande do Sul no final de semana.
De longe, Raquel enviou um áudio à coluna comentando sua expectativa para o ano letivo:
— Quero dizer a todas as famílias gaúchas que tenho confiança nos bons resultados que teremos esse ano, fruto da qualidade de nossos professores e gestores.
Desde a vitória nas urnas e no próprio discurso de posse, o governador Eduardo Leite vem dizendo que a educação será a prioridade número 1 de seu segundo mandato.