Crítico da proposta de reforma tributária que o governo Lula quer levar adiante no Congresso Nacional, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), está mobilizando seus pares a fim de pressionar por alterações no texto. Nesta segunda-feira (13), Melo foi até Novo Hamburgo para discutir o assunto com a prefeita Fátima Daudt (MDB).
O temor de Melo e de outros gestores de grandes cidades é de que a extinção do Imposto Sobre Serviços (ISS), principal tributo cobrado pelas prefeituras, provoque perda de receita e de autonomia nos municípios. Em Porto Alegre, por exemplo, uma das estratégias utilizadas para estimular a economia na atual gestãofoi reduzir a alíquota do imposto para alguns setores.
Nos próximos dias, o prefeito da Capital também pretende conversar com prefeitos de Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria e pedir engajamento na mobilização.
— Vamos ter que trabalhar para convencer o governo federal e o Congresso Nacional — diz Melo.
No início de março, a Frente Nacional de Prefeitos vai se reunir em Brasília para um ato de protesto contra a proposta do coordenador da reforma tributária no governo Lula, Bernard Appy.
Visita surpresa
O presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB) recebeu uma visita surpresa nesta segunda, dia em que celebrou 51 anos. O ex-governador José Ivo Sartori foi pessoalmente cumprimentá-lo pelo aniversário.
No papo, Sartori deu conselhos a Zanchin e recomendou equilíbrio na gestão.