A Secretaria do Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre voltará a ser comandada pelo vereador Cezar Schirmer (MDB) a partir do dia 2 de janeiro. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Melo nesta segunda-feira (26).
Com o retorno de Schirmer à prefeitura, o primeiro suplente do MDB, Pablo Melo, filho do prefeito, reassume a cadeira na Câmara Municipal. O atual secretário, Urbano Schmitt, assumirá a diretoria de Captação da pasta.
Homem de confiança de Sebastião Melo, Schirmer havia se afastado da pasta em abril, para estar apto a concorrer nas eleições. Ele chegou a colocar o nome à disposição para disputar o governo do Estado pelo MDB, movido pela rejeição à aliança com Eduardo Leite (PSDB).
Schirmer acabou não se inscrevendo na convenção, que decidiu pela indicação de Gabriel Souza como vice do tucano.
Fazenda explica gratificações
A propósito da nota publicada pela coluna no domingo, sobre o pagamento de gratificações na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a assessoria de comunicação da pasta informa que existem duas formas de remuneração no município: a primeira com remunerações fixas, na qual a pessoa ganha independente de sua produtividade e do desempenho e a segunda, adotada pela SMF, na qual a remuneração é composta por um valor fixo de menor expressão e uma parte maior vinculada ao atingimento de metas, baseada em meritocracia.
"O modelo adotado pela SMF parece ser muito mais aderente aos interesses da sociedade, visto que estimula o alcance de resultados, que acabam sendo convertidos para a sociedade. Hoje, a SMF tem mais de 180 metas de produtividade, o que garante entregas para a cidade. Dessa forma, sempre que esse modelo de remuneração for adotado, o valor pago a título de gratificação será maior do que o valor fixo que será recebido independentemente de esforço", diz nota enviada pela secretaria.