Com sete deputados estaduais, maior bancada de apoio ao governo de Eduardo Leite na Assembleia Legislativa, o Progressistas (PP) pleiteia ocupar três secretarias estaduais. A prioridade é a Secretaria dos Transportes, também desejada pelo MDB, seguida de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. Como quarta opção, o partido indicou o Turismo.
O PP ocupou a Agricultura no primeiro governo Leite, primeiro com o deputado Covatti Filho e, depois, com sua mãe, a deputada Silvana Covatti, mas não gostou da decisão de Leite de dividir a pasta em duas, deixando a agricultura familiar no braço do Desenvolvimento Rural.
Dos sete deputados eleitos, quatro autorizaram que seus nomes fossem levados ao governador como opções para o primeiro escalão. São eles: Frederico Antunes, Silvana Covatti, Ernani Polo e Marcus Vinícius de Almeida. Dos quatro, apenas Frederico e Silvana apoiaram Leite no segundo turno. A adesão de Polo à candidatura de Onyx Lorenzoni frustrou Leite, que confidenciou a amigos sua decepção com um dos deputados com quem teve mais diálogo durante o governo.
O PP chegou a aventar a possibilidade de indicar o deputado Pedro Westphalen para a Secretaria da Saúde, o que garantiria uma cadeira de deputado federal para o suplente Sérgio Turra, mas esbarrou na força da atual secretária Arita Bergmann junto ao governador e aos prefeitos.
Como Turra foi um dos maiores críticos do seu governo e se engajou na campanha de Onyx, Leite não teria motivos para "rifar" uma pessoa de sua confiança e acomodar o suplente do PP.
Brito na presidência da Assembleia
Com oito mandatos consecutivos, o deputado Adolfo Brito, será o presidente da Casa no ano que couber ao PP.
Brito é o decano entre os 55 deputados eleitos para a próxima legislatura. Depois dele, vêm Frederico Antunes (PP) e Aloisio Classmann (União Brasil) com seis mandatos cada um.
Vice sem pasta
Se depender da sua vontade, o vice-governador Gabriel Souza não ocupará uma secretaria, como fez Ranolfo Vieira Júnior assumindo a Segurança Pública, em 2019.
— Não pretendo ocupar secretaria. Acho que posso ajudar mais apoiando o governador nos projetos estruturantes, prioritários e transversais — disse Gabriel à coluna.
Prefeitos querem manter Ayub no Turismo
Depois de Arita Bergamnn (Saúde) e Joel Maraschin (Desenvolvimento Econômico), mais um dos atuais secretários estaduais recebe apoio para continuar no cargo. Prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte encaminharam carta ao governador Eduardo Leite pedindo para que mantenha Rafael Ayub no Turismo.
Na carta, os 23 prefeitos argumentam que Ayub deve ser mantido "por seu dinamismo, dedicação e qualificação para o cargo".