Em números, o secretariado de Eduardo Leite não reflete a proporção entre homens e mulheres do eleitorado, mas a verdade é que se trata da equipe mais feminina de todos os tempos. As mulheres ficaram com as principais funções do governo, e isso é mais importante do que o número de secretárias.
Pela primeira vez, a Fazenda terá comando feminino, com Pricilla Santana, servidora pública que Leite está trazendo de Brasília depois de acompanhar seu trabalho na Secretaria do Tesouro Nacional. Educação, que é a prioridade das prioridades, seguirá com a goiana Raquel Teixeira, que aceitou o chamado na metade do mandato anterior do tucano e foi convidada a permanecer.
Na Saúde, outra área essencial, o governador manteve Arita Bergmann, satisfeito com seu desempenho no primeiro mandato. Da equipe anterior, seguem ainda Tânia Moreira (Comunicação), Beatriz Araújo (Cultura) e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), mantidas por mérito.
Para uma área tradicionalmente comandada por homens, a Secretaria de Obras, que lhe deu as maiores dores de cabeça no primeiro governo pela dificuldade de fazer entregas, Leite escolheu Izabel Matte, conhecida na prefeitura de Porto Alegre pela produtividade.
Nesta sexta, Leite também confirmou Simone Stulp na pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia.
A Secretaria da Segurança Pública só não será comandada por uma mulher porque a convidada, a deputada eleita Nadine Anflor (PSDB), não aceitou. Em respeito aos 40.937 eleitores que votaram nela, Nadine entendeu que deveria cumprir o mandato na Assembleia, pelo menos nestes primeiros dois anos. Ela foi a primeira chefe de Policia da história do Rio Grande do Sul.
A Leite, Nadine pediu que valorize as mulheres nas diferentes instituições da Segurança Pública. Lembrou que não faltam mulheres qualificadas na Polícia Civil, na Brigada Militar, na Susepe e no Instituto-Geral de Perícias.
Time em formação
A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, escolheu os dois primeiros jornalistas de sua futura equipe: Alexandre Elmi será o secretário adjunto e Zete Padilha, atual secretária, a diretora-geral da secretaria.
Valdeci vai à posse de Pimenta
Impossibilitado de comparecer à posse do presidente Lula, o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), vai a Brasília na terça-feira para prestigiar o conterrâneo Paulo Pimenta, que assumirá a Secretaria de Comunicação Social. Os dois começaram juntos na política e são parceiros de militância desde 1988. Formaram a primeira bancada do PT na Câmara de Santa Maria.
Em Brasília, Valdeci vai tratar da entrega da medalha do Mérito Farroupilha, proposta por ele e aprovada por unanimidade pela Mesa da Assembleia. A homenagem ainda não foi entregue por causa da eleição e da transição no governo federal, que consumiu a agenda de Pimenta nos últimos meses.