O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Está marcado para a sessão desta quarta-feira (23) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o julgamento do recurso contra a cassação do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), e do vice, Fernando Tarragô (Republicanos). Em caso de condenação, ambos deverão ter de deixar a prefeitura.
Na primeira instância, a chapa foi cassada por captação ilícita de recursos usados na campanha de 2020, no âmbito de ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. No entanto, até o momento, eles permanecem nos cargos.
A investigação do MP apontou para um esquema de desvio de recursos públicos em contrato de limpeza urbana firmado entre a prefeitura e uma empresa sediada em Santa Catarina.
Na época, Mello negou ter cometido irregularidades e disse que, assim que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou indícios de problemas no contrato, solicitou a abertura de sindicância para apurar os fatos.
Em parecer sobre o caso junto ao TRE, o procurador regional eleitoral, José Osmar Pumes, opinou pelo desprovimento do recurso e realização de uma nova eleição no município.
Fiergs recebe deputados
Deputados estaduais e eleitos e reeleitos participam nesta quarta-feira (23), às 11h30min, de encontro com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). Na sexta-feira (25), no mesmo horário, a Fiergs recebe os deputados federais que formarão a bancada gaúcha em Brasília.