O Ministério Público estadual lança nesta terça-feira (27) o selo "Município Amigo da Vacina", na tentativa de estimular as prefeituras a intensificar a imunização contra a poliomielite. A baixa cobertura vacinal preocupa o MP: apenas um terço das cidades gaúchas alcançou a meta de imunizar 95% das crianças menores de cinco anos da idade com a gotinha contra a polio.
Conforme os dados mais recentes, 313 dos 497 municípios do Estado estão abaixo do percentual definido pelo Ministério da Saúde. Outro ponto que provoca alerta é a queda vacinal nos últimos anos: 53% dos municípios gaúchos alcançaram a meta em 2016. Em 2022, apenas 34% chegaram à cobertura esperada contra a polio até o momento.
A poliomielite é uma doença causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, e normalmente atinge crianças com menos de quatro anos. Os sintomas são semelhantes aos de infecções respiratórias (febre e dor de garganta) e gastrointestinais (náusea, vômito e prisão de ventre). Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, capaz de causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.