Três dias depois do debate na Bandeirantes, o vereador Cezar Schirmer tomou as dores do ex-governador José Ivo Sartori e encaminhou carta ao presidente do MDB, Fábio Branco, pedindo para que seu nome seja retirado da lista de integrantes do diretório estadual do partido. Na carta, o ex-deputado, ex-prefeito de Santa Maria e ex-secretário da Segurança Pública pede também para ser excluído da lista de delegados do MDB gaúcho à convenção nacional do MDB.
Schirmer começa dizendo que assistiu domingo (7) à noite ao debate na TV Bandeirantes e que, para sua surpresa, "o candidato Eduardo Leite foi o único a fazer, em várias intervenções, críticas ao governo Sartori, claro que não diretamente, mas de forma sinuosa e indireta".
Leite, de fato, não fez críticas diretas ao governo Sartori. Disse, mais de uma vez, que recebeu o governo com os salários em atraso e com dívidas para com os hospitais e municípios, e as colocou em dia. Ressalvou, mais de uma vez, que não é culpa de Sartori, e destacou que o ex-governador encaminhou as reformas aprovadas no seu governo com os votos do MDB, do PP e dos aliados do candidato Onyx Lorenzoni (PL e Republicanos).
O candidato a vice de Leite, Gabriel Souza (MDB), não quis comentar a nova carta de Schirmer. Disse que está mais preocupado em construir a unidade do MDB e saudou a reação do presidente da Associação dos Vereadores do partido, Igor Tambara, de Jaguari. Contrário à aliança com o PSDB, o vereador disse a Gabriel que respeita o resultado da convenção e vai se engajar na campanha.