Um dia após escolher a vereadora passo-fundense Regina Costa dos Santos (PDT) para vice, a chapa encabeçada pelo candidato a governador Vieira da Cunha (PDT) anunciou nesta sexta-feira (5) o nome de Ronaldo Teixeira para concorrer ao Senado. O ex-vereador de São Leopoldo é filiado ao Avante, único partido que confirmou apoio ao PDT na eleição estadual até o momento.
Professor Nado, como é conhecido, foi chefe de gabinete no Ministério da Educação durante a gestão do ex-ministro Tarso Genro (PT). Depois, acompanhou o petista no Ministério da Justiça, onde comandou a secretaria-executiva da pasta. Em 2016, o professor concorreu a prefeito de São Leopoldo pelo PDT, mas foi derrotado por Ary Vanazzi. Quatro anos depois, concorreu novamente à prefeitura pelo Cidadania e ficou em terceiro lugar.
O candidato a senador cita como suas principais ações na política as participações na criação do ProUni e na implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Hoje filiado ao Avante, Professor Nado também teve passagens por PT, Cidadania e PDT.
Ronaldo Teixeira seria candidato do Avante a deputado estadual. Diante da aliança de última hora com o PDT, tentará a única cadeira em disputa no Senado.
Professores, a candidata a vice e o candidato ao Senado são ligados a pautas da educação, tradicional bandeira dos trabalhistas.