O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Durante passagem pela sua terra natal, Cachoeira do Sul, o candidato Vieira da Cunha (PDT) decidiu fazer uma visita de cortesia ao prefeito José Otávio Germano (PP) e acabou surpreendido por uma sinalização de apoio do progressista. Segundo diferentes pessoas que acompanharam o encontro, José Otávio reuniu o secretariado e, diante da equipe, afirmou que o melhor governador para Cachoeira do Sul seria "um cachoeirense".
— Eu entendi como uma manifestação de alguém que tem uma relação que transcende as fronteiras dos partidos políticos. Como cachoeirense, tenho o compromisso de estar ao lado da minha cidade natal. Ele (José Otávio) está conseguindo atrair muitas empresas, gerar empregos. Está numa fase boa, bem avaliado — avalia Vieira.
José Otávio é filiado ao PP, que tem o senador Luis Carlos Heinze como candidato oficial do partido ao Piratini. O prefeito não declarou voto ou apoio formal, segundo relatos colhidos pela coluna, mas a impressão geral que ficou entre os trabalhistas é de que o gesto vai além da divisão partidária e "ajuda" na campanha de Vieira pela influência de José Otávio em Cachoeira do Sul e na região.
O ex-deputado do PP é réu por improbidade administrativa em processo da Operação Lava-Jato. Em abril deste ano, a Justiça tentou leiloar pela terceira vez a casa de praia do ex-deputado federal, mas não apareceram interessados. No processo, José Otávio é acusado de supostamente ter recebido propina para a empreiteiras que se beneficiavam em licitações da Petrobras.
— A figura do Vieira está acima disso, como promotor público honrado. Acho que o apoio é importantíssimo — avalia o deputado estadual Gerson Burmann, que participou do encontro.
José Otávio e Vieira da Cunha se conhecem há pelo menos 50 anos. Seus pais, Otávio Germano e Carlos Salzano Vieira Da Cunha, eram amigos e chegaram a morar no mesmo condomínio no centro de Porto Alegre. Os filhos foram colegas de Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Estiveram juntos em Brasília até 2014, quando Vieira concorreu ao Piratini e José Otávio permaneceu na Câmara, após disputar a eleição daquele ano e ser reeleito.
Além disso, PP e PDT são parceiros na administração municipal em Cachoeira do Sul. José Otávio chegou à prefeitura em 2020 com o apoio do então presidente estadual do PDT, o deputado federal Pompeo de Mattos. Os trabalhistas controlam duas secretarias no município.
Nesta segunda-feira, Vieira atendeu a veículos de imprensa de Cachoeira do Sul e se reuniu com dirigentes do PDT no município. O roteiro de campanha para os próximos dias inclui agendas em Santa Maria, Taquari e Lajeado, onde haverá um debate entre candidatos no teatro da Univates, Porto Alegre e Santo Ângelo.