O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com o início da propaganda eleitoral, na sexta-feira (26), os candidatos a governador, senador e presidente estarão onipresentes no rádio e na TV, nas inserções distribuídas ao longo da programação, e não apenas no programa específico. No Rio Grande do Sul, o candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Leite, terá nada menos do que 367 inserções ao longo de 35 dias. Isso significa que o tucano terá à disposição 5 minutos e 14 segundos diários para expor suas propostas e falar aos eleitores em espaços intercalados dentro da programação dos veículos de comunicação. São programetes de 30 segundos ou 1 minuto, inseridos nos intervalos da programação normal das emissoras de rádio e TV.
Logo depois, vêm Edegar Pretto (PT), com 154 inserções, e Onyx Lorenzoni (PL), com 150. Cada um terá menos da metade do tempo de Leite. O motivo é a aliança formada no período das convenções pelo tucano, que soma os tempos de propaganda de PSDB, Cidadania, MDB, Podemos, União Brasil e PSD.
Confira o tempo diário e a quantidade de inserções (em 35 dias) de cada candidato a partir da próxima sexta (26), quando começa a propaganda política de rádio e TV:
- Eduardo Leite (PSDB/Cidadania, Podemos, UB, MDB, PSD): 5 minutos e 14 segundos (diário) / 183 minutos e 34 segundos (total) / 367 inserções
- Edegar Pretto (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede): 2 minutos e 11 segundos (diário) / 76 minutos e 34 segundos (total) / 154 inserções
- Onyx Lorenzoni (Republicanos, PL, Patriota, PROS): 2 minutos e 8 segundos (diário) / 74 minutos e 50 segundos (total) / 150 inserções
- Luis Carlos Heinze (PP e PTB): 1 minuto e 22 segundos (diário) / 47 minutos e 52 segundos (total) / 95 inserções
- Vieira da Cunha (PDT e Avante): 1 minuto e 2 segundos (diário) / 36 minutos e 34 segundos (total) / 73 inserções
- Vicente Bogo (PSB): 58 segundos (diário) / 33 minutos e 57 segundos (total) / 67 inserções
- Roberto Argenta (PSC, Solidariedade): 40 segundos (diário) / 23 minutos e 31 segundos (total) / 47 inserções
- Ricardo Jobim (Novo): 22 segundos (diário) / 13 minutos e 5 segundos (total) / 27 inserções
As inserções serão veiculadas diariamente em rádio e TV entre 26 de agosto e 29 de setembro. São 140 inserções diárias: metade para os cargos majoritários e metade para deputado federal e estadual.
Na última sexta, também foram definidos os tempos e a ordem de cada postulante ao Piratini no horário eleitoral gratuito em rede. O primeiro candidato a aparecer na propaganda será Ricardo Jobim, do Novo.