O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O primeiro candidato a aparecer na propaganda de rádio e TV no Rio Grande do Sul, no próximo dia 26, será Ricardo Jobim, do Novo, que mal conseguirá dizer seu nome e a que veio, porque tem apenas 16 segundos em cada programa. Na sequência, virão Onyx Lorenzoni (PL), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Vicente Bogo (PSB), Roberto Argenta (PSC), Vieira da Cunha (PDT) e Luis Carlos Heinze (PP). Carlos Messalla (PCB) e Rejane de Oliveira (PSTU) não terão tempo de rádio e TV em razão da cláusula de barreira.
A ordem de entrada em cena foi sorteada pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta sexta-feira (19) em reunião com representantes de partidos e dos veículos de imprensa. O período de propaganda política começa no dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro para os políticos que concorrem no primeiro turno.
Os programas de rádio e TV da eleição para o governo do Rio Grande do Sul terão 10 minutos e serão veiculados às segundas, quartas e sextas-feiras, duas vezes ao dia. No rádio, às 7h15min e às 12h15min; na TV, às 13h15min e às 20h35min. Os senadores terão cinco minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05min e das 12h às 12h05min no rádio; das 13h às 13h05min e das 20h30 às 20h35min na televisão.
Confira o tempo de cada candidato a governador na ordem de apresentação do primeiro dia de horário eleitoral gratuito:
- Ricardo Jobim (Novo): 16 segundos
- Onyx Lorenzoni (PL): 1 minuto e 31 segundos
- Edegar Pretto (PT): 1 minuto e 33 segundos
- Eduardo Leite (PSDB): 3 minutos e 44 segundos
- Vicente Bogo (PSB): 41 segundos
- Roberto Argenta (PSC): 28 segundos
- Vieira da Cunha (PDT): 44 segundos
- Luis Carlos Heinze (PP): 58 segundos
Na propaganda do Senado serão cinco minutos,
Confira o tempo de cada candidato a senador na ordem de apresentação do primeiro dia de horário eleitoral gratuito:
- Professor Nado (Avante): 23 segundos
- Hamilton Mourão (Republicanos): 47 segundos
- Maristela Zanotto (PSC): 15 segundos
- Olívio Dutra (PT): 48 segundos
- Airto Ferronato (PSB): 21 segundos
- Nádia Gerhard (PP): 30 segundos
- Ana Amélia Lemos (PSD): 1 minuto e 54 segundos
Esta é a ordem apenas no primeiro dia de horário eleitoral gratuito, na próxima sexta-feira. Na segunda-feira seguinte, dia 29, Jobim será o segundo da ordem e Heinze, que havia sido o último, passa a se apresentar por primeiro. Ou seja: o último da ordem se torna o primeiro da veiculação seguinte, depois segundo e assim por diante.
A veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rede para candidatos a governador, senador e deputado estadual será às segundas, quartas e sextas-feiras.
Já a veiculação da propaganda eleitoral para candidatos a presidente e deputado federal será às terças, às quintas e aos sábados.