São tão débeis os sinais de que a campanha eleitoral está de fato autorizada que um desavisado pode achar que ainda não começou. A primeira semana foi de escasso material nas ruas, não apenas porque as regras são restritivas: a falta de dinheiro é a principal explicação. Ocorre que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não liberou os recursos do fundo eleitoral, o que está deixando os presidentes de partido atônitos e os candidatos à beira de um ataque de nervos.
A justificativa do TSE é que a troca de comando atrasou a burocracia da liberação dos recursos. O presidente que deixou o cargo, Edson Facchin, deixou a tarefa para o sucessor, Alexandre de Moraes. A promessa era liberar nesta sexta-feira (19), mas o presidente do PDT, Carlos Lupi, informou ao coordenador da campanha da coligação PDT-Avante que o dinheiro só sairá na segunda (22) ou terça-feira (23).
Nos outros partidos que dependem dos recursos públicos a situação não é muito diferente. Como os fornecedores em geral exigem pagamento à vista ou um adiantamento significativo, até santinhos estão sendo economizados nestes primeiros dias.
Em uma ou outra avenida candidatos a deputado que não dependem do fundo eleitoral estão colocando as chamadas wind flags, semelhantes a uma vela de barco, que precisa ser recolhida todas as noites.
Já os concorrentes ao Piratini e ao Senado dedicaram a primeira semana a debates, painéis, entrevistas, sabatinas e gravação para os programas de rádio e TV. Como o tempo é curto, as viagens para o Interior serão bastante restritas.
Primeiro colocado na pesquisa do Ipec, com 32%, Eduardo Leite (PSDB) trocou encontros setoriais por viagens ao Interior, algumas delas na companhia do vice, Gabriel Souza (MDB). Neste sábado (20), Leite visitará Uruguaiana e Quaraí. No domingo (21), participará de um almoço em Rio Grande.
O segundo colocado, Onyx Lorenzoni (PL), não terá compromissos públicos no domingo. Edegar Pretto (PT) participará do lançamento de candidaturas de deputados em Caxias do Sul e Porto Alegre, no fim de semana. No domingo pela manhã, fará a primeira caminhada no Parque da Redenção. Luis Carlos Heinze (PP) participará de missa campal no Santuário de Navegantes, às 11h de domingo. À tarde, gravará programas de TV.
Vieira da Cunha (PDT) visita Santana do Livramento e Rosário do Sul neste sábado e no domingo almoça em Venâncio Aires, vai a uma missa em Taquari e retorna a tempo de assistir ao show Milton Nascimento.
Roberto Argenta (PSC) fará caminhada e bandeiraço na Orla do Gasômetro no sábado. No dia seguinte, estará no no Brique da Redenção e ainda grava o programa eleitoral.