O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Após promover eventos de capacitação em oito Estados, o PSDB-Mulher lançou nesta quinta-feira (7) um e-book que servirá de orientação e estímulo às candidaturas femininas nas eleições deste ano. Responsável pelo ciclo de palestras, a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) conduziu a formação de cerca de 900 pré-candidatas tucanas entre março e junho. Com o título “O Brasil que queremos na visão das mulheres tucanas”, o lançamento do livro digital marca o encerramento das forças-tarefas de capacitação.
— Para que as mulheres possam cada vez mais votar em mulheres, é preciso também investir em capacitação. Temos que fortalecer essa opção. Por isso nós fomos a campo — comenta Yeda, presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.
Primeira e única governadora da história do Rio Grande do Sul, Yeda defende a ideia de que não basta que as mulheres se candidatem para preencher a cota: é necessário também que sejam competitivas de fato e tenham condições de ocupar mais cargos nas Assembleias estaduais, na Câmara e no Senado. Para isso, a tucana aconselha que as mulheres conheçam as demandas regionais e pensem em políticas públicas realistas e conectadas com a necessidade das comunidades.
Nas capacitações, a ex-governadora gaúcha reforça que as mulheres devem se apresentar para falar em público, estudar a legislação eleitoral e aprender a lidar com a internet.
— Ouvimos as mulheres, recebemos e analisamos 467 questionários que revelam necessidades regionais na educação, na saúde, no desenvolvimento, no campo da sustentabilidade, entre tantas outras áreas. A riqueza de detalhes dessa discussão nos estimulou a conceber esse e-book — diz Yeda.
O livro digital deve ser disponibilizado ao público a partir de agosto no site do PSDB-Mulher.