Organizado pela presidente do PSDB Mulher, a ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius, para preparar as tucanas para o embate político, o seminário Mulheres que constroem um Brasil melhor, teve como principal estrela o pré-candidato do partido a presidente, João Doria.
— O que o Brasil precisa para virar este jogo, para sair desta polarização, é coragem. Não queremos que as mulheres tenham apenas o respeito, mas o protagonismo — discursou o tucano, lembrando que seu governo foi recordista em número de mulheres em cargos de comando, com 64% das posições ocupadas por elas.
Com o objetivo de capacitar as candidatas tucanas, o seminário reuniu mulheres de todo o Brasil, que receberam orientações e debateram o cenário político de São Paulo e do Brasil.
Yeda destacou o papel das mulheres na qualificação do debate político:
— Hoje vemos este Brasil fragmentado, cheio de extremos, quando nós mulheres sempre fomos as promotoras da via do centro. Porque nós criamos filhos, ajudamos os netos, fazemos política. Por sua própria propensão, a mulher cuida.
Regime de recuperação deve agitar a semana
A audiência pública promovida por Ajuris e OAB, nesta segunda-feira (2), deve ser dominada por discursos contrários à adesão do Rio Grande do Sul ao regime de recuperação.
As duas entidades, que conversaram com quase todos os pré-candidatos a governador, pediram que mobilizem suas bases para forçar a retirada do regime de urgência na votação do último projeto exigido pela União para fechar o acordo.
Contra a adesão ao RRF estão os sindicatos de servidores públicos em geral e os partidos de esquerda, que sempre advogaram a tese agora abraçada pela OAB e por candidatos de diferentes partidos de que a dívida já foi paga. Falta convencer a União e o Supremo Tribunal Federal.
— O governo vai escutar os argumentos, embora já sejam conhecidos, dos articuladores do intento. Estaremos presentes com a Procuradoria-Geral do Estado e técnicos da Secretaria da Fazenda, além de outros integrantes do governo — informa o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.