O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O diretório estadual do Novo indicou o advogado Rafael Dresch como pré-candidato a vice-governador do Estado ao lado do também advogado Ricardo Jobim, que encabeça a chapa. Natural de Porto Alegre, Rafael é professor universitário, está filiado ao Novo desde 2018 e já atuou na campanha do vereador Felipe Camozzato (Novo). Para ser confirmado oficialmente como vice de Jobim, ele ainda terá de passar pelo processo seletivo interno da legenda, que inclui entrevistas e avaliações do currículo e da vida pregressa pelo diretório nacional.
Rafael afirma que a educação é uma de suas principais bandeiras. Professor universitário há quase 20 anos, o advogado estudou em diversos países com estágio na University of Edinburgh e pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS).
— Eu tenho atuação tanto na advocacia como professor de Direito da UFRGS. Tenho uma base de formação que envolve questões importantes para o Novo, como a educação, pela formação do indivíduo, além de segurança, saúde e austeridade. Esses valores e ideais são meus valores também — diz Rafael.
Segundo o presidente do Novo, Bernardo Howes, o nome do candidato a vice foi uma decisão unânime da direção do partido no Rio Grande do Sul.
— Rafael tem a experiência e qualidades que esperamos para somar à pré-candidatura do Jobim. Alguém dedicado aos projetos do NOVO, tem se destacado como alguém que defende nossos ideias — avalia.
Se confirmar a indicação do vice, o Novo será o segundo partido a completar a chapa majoritária, uma vez que a legenda decidiu não concorrer ao Senado. O primeiro pré-candidato a fechar a nominata foi Luis Carlos Heinze (PP), com a vereadora Tanise Sabino (PTB) de vice e a vereadora Nádia Gerhard (PP) disputando o Senado.