No dia 2 de novembro de 2021, a coluna publicou nota com o título “Advogado Ricardo Jobim, de Santa Maria, poderá ser o candidato do Novo a governador”. O partido mão confirmou, o advogado desconversou, a coluna insistiu na informação e, nesta quarta-feira (6) saiu, enfim, confirmação oficial.
Jobim passou pelo processo seletivo do Novo, que consiste em análise de perfil, avaliação técnica e elaboração de apresentações de campanha.
— O Novo não busca pessoas famosas, puxadores de voto, mas pessoas qualificadas, independente da sua posição social, e que representem nossos valores — diz o presidente estadual do Novo, Bernardo Howes.
Empresário do ramo de comunicação (ele é um dos proprietários do Dário de Santa Maria), Ricardo Munarski Jobim tem 46 anos, é casado com Vanessa Bevilacqua Jobim e pai de três filhos. Em 2018, trabalhou como voluntário na campanha vitoriosa do jovem deputado Giuseppe Riesgo, mas só filiou-se ao Novo em 2020. Atua também como professor universitário e da pós-graduação nas áreas de negociação, direito médico e sucessório. Foi conselheiro da OAB/RS e presidente da OAB Santa Maria, além de diretor da Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria (Cacism).
Jobim iniciou sua atuação profissional cedo, aos 12 anos, trabalhando no escritório de advocacia da família. Sem intenção de viver da política, diz que quer contribuir para mudar o futuro do Rio Grande do Sul:
— Não quero mais ficar em casa me queixando das coisas erradas em nosso Estado. Através da forma do Novo de fazer política quero trazer soluções a problemas cotidianos, muitos dos quais vieram de outros governos. O Estado deve focar no que importa: desenvolvimento econômico, geração de emprego, educação e desburocratização. Para dar esse passo, basta coragem.
Jobim chegou a concorrer a vice-prefeito de Santa Maria em 2004, então pelo PSDB, mas se decepcionou com a política:
— Recuperei meu ânimo político quando conheci o Novo, um partido que se propõe a fazer diferente, sem uso de recursos públicos. Estou preparado para esse desafio.
Segundo Howes, o nome de Jobim para concorrer a governador foi uma escolha unânime do partido:
— Ricardo Jobim tem a perseverança e a experiência que precisamos em nosso Estado. Alguém que não tenha medo da mudança e promova o desenvolvimento de todas as áreas. Queremos superar expectativas no RS, e também em nível Brasil, para fazer crescer nossa bancada estadual e federal.