O Partido Novo faz segredo em relação a quem será seu candidato a governador. Pelo perfil traçado pelo presidente do Novo, Alexandre Araldi, a coluna chegou a um nome com sobrenome de grife que se enquadra no desenho: Ricardo Munarski Jobim, membro de uma tradicional família de advogados de Santa Maria.
Em resposta à coluna, por e-mail, Jobim não confirmou a candidatura, mas deixou a porta aberta:
"A respeito do meu nome para o Piratini, informo que cogitei me precandidatar ao Senado pelo Partido Novo, que informou não ter a intenção de lançar candidato a esse cargo. Se surgiu algum comentário diferente disso, ainda não tenho conhecimento. Sugiro fazer contato com a direção do Novo RS. Acredito que eles possam lhe dar maiores informações".
Questionados se seria Jobim o candidato a governador, líderes do Novo silenciaram ou responderam que não poderiam "ajudar".
Filho de Walter Jobim Neto e sobrinho do ex-ministro Nelson Jobim, Ricardo é especialista em Processo Civil Brasileiro, professor, ex-presidente da OAB Santa Maria e sócio do escritório Jobim Advogados Associados. Estudou em Harvard e no Washington College of Law. Atua nas áreas de Direito civil, penal e médico. Em 2004, filiado ao PSDB, concorreu a vice-prefeito de José Haidar Farret (PP).
A direção do Novo informa que só há um finalista na seletiva para a vaga de candidato a governador e que o partido não terá candidato ao Senado.