O anúncio feito pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), de que o South Summit será realizado no Rio Grande do Sul pelos próximos cinco anos, só se concretizará se o próximo governador der prioridade ao tema da inovação e do empreendedorismo e entender que vale o investimento. Ranolfo deixará cimentadas as bases do acordo com a organização do South Summit Madri, mas se o próximo governador não estiver comprometido, vai tudo por água abaixo.
A edição deste ano saiu porque o governo do Estado, a prefeitura de Porto Alegre e o setor privado se uniram, bancaram a vinda do evento, dividindo custos e quebrando barreiras. A própria realização no Cais Mauá exigiu vontade política para transformar os armazéns abandonados em ponto de encontro da nova economia, reunindo empreendedores, especialistas, financiadores de startups e adeptos da inovação em geral.
Cinco anos é tempo suficiente para consolidar um evento como esse e incluí-lo definitivamente no calendário da cidade. O South Summit Porto Alegre já nasceu maior do que o South by SouthWest, o celebrado SXSW, de Austin, no Texas, em seu primeiro ano de vida. Com propostas diferentes, o SXSW é mais um festival que une arte, tecnologia, inovação e eventos sociais, mas serve de inspiração para Porto Alegre.
Nas entrevistas e debates da campanha eleitoral, o tema da inovação estará presente. Os candidatos deverão se posicionar com clareza em relação ao papel do Estado na área de Ciência e Tecnologia. A simples existência de uma secretaria não garante o compromisso com a pesquisa, mas se não estiver no organograma, é mau sinal. Se estiver e entrar no loteamento de cargos, igualmente. Essa é uma secretaria que precisa ter como titular alguém que conheça o assunto, como era o professor Luís Lamb e como é o secretário Alsones Balestrin.
A edição de 2023, confirmada para os dias 29, 30 e 31 de março será preparada ao longo deste ano. Quando o governador eleito tomar posse, não poderá desfazer o que for feito, mas as próximas dependem da conhecida “vontade política”. O prefeito Sebastião Melo está comprometido com a repetição do South Summit e será importante para garantir sua viabilidade.