Correção: o South Summit será realizado em 29, 30 e 31 de março de 2023, e não em 28, 29 e 30, como publicado entre as 17h57min de 09/06/2022 e as 18h14min de 10/06/2022 . O texto já foi corrigido
O South Summit Brazil 2023 ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre — mesmo local que recebeu a primeira edição do evento, neste ano. A confirmação foi dada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes nesta quinta-feira (9), durante o South Summit que ocorre em Madri, na Espanha.
O vice-prefeito ressalta que a próxima edição será ainda melhor e mais inclusiva.
— O South Summit estava por todos os lados, demonstrando que o impacto dessa iniciativa transbordou o ambiente de negócios — afirma Gomes. — Para 2023, nosso desafio é levar esse espírito para as zonas mais vulneráveis da Capital, mostrando para toda a população que a inovação pode modificar a realidade e é algo no qual vale a pena apostar, impactando especialmente as nossas crianças.
— Há muito interesse do empresário europeu nas nossas startups. Construir esse canal e fazer com que inovações da América Latina acessem o mercado europeu também é um desafio para o South Summit Brazil 2023 — acrescenta o secretário-adjunto de Inovação, Alexandre Borck.
Para Gomes, soluções para os serviços públicos que estão sendo utilizadas na Europa podem ajudar a resolver problemas da Capital. A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela, observa também que Madri tem um ecossistema de inovação bem articulado entre poder público, startups, universidades, ambientes de inovação e empresas:
— Todos são muito engajados quando o assunto é atrair inovação. Este é um grande aprendizado de colaboração para Porto Alegre.
Já o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, enfatiza que Madri tem sua economia baseada no turismo e que, ao longo dos anos, construiu uma estrutura que pode servir de inspiração e resultar em uma Porto Alegre diferente.
— Pelas ruas de Madri, testemunhamos o quanto é harmônica a convergência entre o novo e o antigo, o contemporâneo e o moderno. E isso também está registrado na estrutura física do evento — destaca.