Após meses de negociação, a prefeitura de Porto Alegre e o Sindicato dos Municipários (Simpa) estão mais próximos de um acordo para o reajuste salarial da categoria. Nesta sexta-feira (3), a direção da entidade foi recebida pelo prefeito Sebastião Melo para uma reunião no Paço Municipal.
O último pedido do sindicato era por um reajuste de 14,79% sobre os vencimentos, equivalente à inflação acumulada desde o início do governo. No entanto, a administração municipal permanece oferecendo o percentual de 10,06%, que equivale à inflação do ano passado.
Prefeitura e servidores já chegaram a um denominador comum sobre o vale-alimentação, que foi reajustado em 25%, e sobre o pagamento de progressões funcionais de anos anteriores, que estavam travadas. A última definição passa pelo percentual de correção dos salários.
Em abril, foi paga a primeira parcela de reajuste, de 4%. A prefeitura pretendia integralizar o reajuste de 10,06% em outras duas parcelas. Na reunião desta sexta, os municipários solicitaram que o restante reajuste proposto pela prefeitura fosse pago em parcela única.
— Temos convicção de que o governo tem dinheiro em caixa para pagar os 14,79%. Pedimos para que avalie a possibilidade de integralizar os 10,06% no próximo pagamento e seguirmos discutindo os outros 4% — relatou o diretor do Simpa, João Ezequiel da Silva.
O prefeito, por sua vez, afirmou que não pretende aumentar a oferta, mas se comprometeu a avaliar as condições de integralizar o reajuste de 10,06% em parcela única. A resposta deverá ser dada em nova reunião na sexta-feira que vem ou na segunda-feira seguinte.
— Não posso dar uma resposta sem saber as condições do caixa. Pedi ao secretário da Fazenda que reunisse o comitê que trata das finanças e vamos analisar durante a semana — disse Melo.
Lula ao telefone
A reunião entre Sebastião Melo e representantes do Simpa foi interrompida por um telefonema do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula contatou ao prefeito para agradecer, em seu nome e no de Geraldo Alckmin, pela mobilização de equipes da EPTC e da Guarda Municipal que deram suporte à realização do ato público na quarta-feira, no Pepsi on Stage.
Na conversa, Melo ressaltou que a prefeitura mantém relação republicana com todos os pré-candidatos e que tomará a mesma atitude sempre que isso for solicitado:
— Coloquei a estrutura como colocaria para qualquer outro. Se o Ciro Gomes (PDT) chegar aqui e pedir, vou fazer a mesma coisa.
O pré-candidato do PDT cumprirá agenda em Porto Alegre na próxima semana.