Disposto a mudar a lógica das contrapartidas oferecidas no licenciamento de grandes empreendimentos, o prefeito Sebastião Melo resolveu inovar. Em plena sexta-feira (20) gelada, lotou um ônibus com empresários e os levou para conhecer algumas das vilas mais carentes de Porto Alegre.
De chapéu de palha na cabeça e bem à vontade circulando por territórios que conhece desde que era vereador, Melo conduziu os convidados por becos repletos de lixo, ruelas alagadas e ruas repletas de casebres. À coluna, disse que sentiu a receptividade e vai reeditar a caravana, convidando outros empresários e representantes de universidades e associações de classe.
A ideia, segundo Melo, não era dar “um choque de realidade”, mas ampliar as parcerias sociais para executar obras demandadas pelas comunidades carentes.
Hoje, as empresas fazem melhorias no entorno dos empreendimentos que constroem. A proposta do prefeito é destinar parte dos recursos para as vilas, realizando obras de drenagem, construção de creches, praças, quadras de esportes, galpões de reciclagem de resíduos.
Da caravana surgiram ideias como a de dar treinamento nas próprias vilas para formar trabalhadores para o setor de hotéis, bares e restaurantes.