O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e a Assembleia Legislativa resolveram construir um pacto contra as notícias falsas nas eleições de outubro no Rio Grande do Sul. A ideia ainda está em formatação, mas conta com o patrocínio dos presidentes das duas instituições, Francisco José Moesch e Valdeci Oliveira.
Nesta terça-feira (31), a vice-presidente do TRE, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, e o desembargador Jorge Luís Dall'Agnol foram à Assembleia e se reuniram com os líderes das bancadas. O objetivo do pacto é conseguir a adesão de todos os partidos políticos para que as agremiações se oponham publicamente à veiculação de fake news no período eleitoral.
— Os líderes foram bem receptivos. Eles ouviram, fizeram perguntas. O presidente (Valdeci) é totalmente a favor dessa parceria e disse que na próxima semana eles já vão dar um retorno para tribunal — conta o superintendente de Comunicação da Assembleia, Tiago Machado.
A iniciativa surgiu em março, após uma visita de Valdeci ao TRE. Na época, as direções da Assembleia e do tribunal decidiram iniciar as tratativas para firmar um compromisso público envolvendo os partidos. Moesch, que assumiu a presidência do TRE na semana passada, encampou a ideia que vinha sendo costurada pelo antecessor, desembargador Arminio José de Abreu.
Um dos pontos da minuta que está em construção estabelece o compromisso dos partidos para que combatam ativamente as informações falsas que tentam desacreditar a urna eletrônica e o sistema eleitoral. A expectativa das partes é de que o acordo seja assinado no mês de julho para vigorar até o final das eleições deste ano.
Covid
Moesch não participou da reunião com os líderes das bancadas na Assembleia nesta terça porque foi diagnosticado com covid-19. Ele passa bem e está trabalhando em home office, conforme o TRE.