O deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (24) que pretende entregar a Medalha da 55ª Legislatura para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. A entrega da honraria ainda não tem data definida, mas deve acontecer em Brasília.
Zucco explica que decidiu entregar a medalha a Michelle pela atuação da primeira-dama em favor dos deficientes auditivos e do combate ao câncer infantil. A honraria seria entregue no dia 2 de junho, mas Michelle cancelou a agenda e o deputado tenta remarcar o compromisso na capital federal.
— A intenção é valorizar as pautas que ela está defendendo, o motivo é pela sensibilidade, por ela usar a linguagem de sinais e entender a pauta do câncer infantil. Vamos entrar em contato para remarcar.
Cada parlamentar tem direito a entregar uma Medalha da Legislatura por semestre. A distinção não depende de aprovação da Mesa Diretora, que é apenas comunicada sobre a homenagem.
A medalha da Legislatura é considerada a segunda na ordem de importância das honrarias entregues pela Assembleia gaúcha, e só só perde para a do Mérito Farroupilha, que pode ser entregue somente uma vez durante os quatro anos de mandato de cada parlamentar.
No caso de Zucco, a Medalha do Mérito Farroupilha já foi entregue em outubro de 2019 ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos). No ano passado, o deputado bolsonarista voltou a entregar a medalha Farroupilha, desta vez para o então ministro Tarcísio Freitas. A honraria foi proposta pelo deputado Ernani Polo (PP), que ocupava a Presidência da Assembleia à época da proposição da homenagem. O presidente não tem esse limite e acaba incorporando sugestões dos deputados.