O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Após ser agraciado com a honraria máxima do Legislativo, o vice-presidente fez um discurso de nove minutos, destacando no início de sua fala a necessidade de convergência na política para que se encontrem soluções para as demandas da população.
— Fazer política é isso aí, é buscar a convergência o tempo todo, porque temos que nos lembrar que nós representamos um povo que nos colocou aqui e a gente é responsável por melhorar a vida dessas pessoas — disse o general da reserva.
No minuto seguinte do discurso, o vice-presidente lembrou o nome da medalha que recebera para, novamente, valorizar os acordos de paz.
— Ser farroupilha é ser livre. Por isso se fez uma guerra, por isso lutamos por 10 anos. Soubemos fazer a paz na figura magnífica de (Duque de) Caxias, foi feita uma anistia, e aqueles que pouco tempo antes estavam combatendo uns contra os outros, pouco tempo depois estavam combatendo juntos. Esse é o grande exemplo que o nosso Estado tem que passar para o país — disse.
Após o evento, o vice-presidente, que usualmente fala com a imprensa, deixou o local sem conceder entrevistas. Mourão vem ao Estado em meio a uma forte crise envolvendo o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
A medalha foi oferecida a Mourão por proposta do deputado Luciano Zucco (PSL) e aprovada pela Mesa Diretora. Normalmente concedida em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos ou no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, desta vez a honraria foi entregue no Plenário 20 de Setembro.
Mourão tem mais três atividades no Estado durante esta sexta. O vice-presidente almoça com militares no Comando Militar do Sul e, às 14h, visita às novas instalações da superintendência da PRF no Estado. No fim da tarde segue para Ijuí, onde participará de uma feira.