Deputados de oposição liderados pelo PT irão promover na próxima quarta-feira (18) uma audiência pública para debater a dívida do Rio Grande do Sul com a União e as consequências da possível homologação do plano de recuperação fiscal. A reunião na Assembleia Legislativa irá ocorrer na comissão de Economia, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT).
Foram convidados para a audiência o presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT), e o líder da minoria na Assembleia de Minas Gerais, Ulysses Gomes (PT). Em comum com o Rio Grande do Sul, Rio e Minas estão entre os Estados mais endividados com a União e buscam a adesão ao regime de recuperação fiscal. Também deve participar o ex-deputado federal Hermes Zaneti, que se dedica ao tema da dívida com a União.
— Essa é uma articulação no sentido de ampliar o debate e o diálogo entre os Estados que estão sofrendo as maiores consequências da dívida pública e dos limites impostos pelo plano de recuperação fiscal — explica Zé Nunes.
O curioso é que o plenário da Assembleia poderá votará um dia antes, na terça-feira (17), o projeto de lei complementar necessário para garantir a permanência do Rio Grande do Sul no regime de recuperação fiscal. Na última terça, a proposta que ocupa o primeiro lugar na Ordem do Dia só não foi votada por causa de um vacilo da base do governo. Se houver quórum e o projeto for levado para votação, é possível que a audiência pública não tenha, na prática, o que discutir.