O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o prefeito de Cerro Grande, Valmor José Capeletti (PP), e a vice, Glaucia Regina Brocco (PTB), por captação ilícita de votos através de meios coercitivos na eleição de 2020. A decisão foi tomada na última terça-feira (26) e publicada em acórdão nesta quinta (28). Uma nova eleição deverá ser realizada no município do norte do Estado.
Durante o julgamento, o Pleno do TRE negou por unanimidade o recurso apresentado pela defesa da chapa. Capeletti e Glaucia já haviam sido condenados em setembro de 2021 pelo juiz eleitoral Edvanilson de Araújo Lima, da 64ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul.
Advogado do prefeito e da vice cassados, Gustavo Paim informou à coluna que irá ingressar até esta sexta-feira (29) com embargos de declaração para questionar eventuais contradições ou omissões do acórdão que determinou a perda dos mandatos. Caso não consiga reverter a decisão no TRE, Paim deve recorrer ao Tribunal Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
— O recurso busca corrigir contradições e colmatar omissões. Mais no sentido de integrar o acórdão. Eventualmente a correção pode gerar os chamados efeitos infringentes que mudam o resultado do julgamento, mas é muito excepcional. Depois dos embargos de declaração, caberá o recurso especial ao TSE — explica Paim na linguagem conhecida como "juriquês".