A presença do presidente do PSD, Gilberto Kassab, em Porto Alegre nesta quarta-feira (16) alimentou no centro do país especulações de que o governador Eduardo Leite poderia antecipar o anúncio da candidatura. Não é essa a intenção, apesar dos pedidos de jornalistas que querem se programar para viajar ao Estado.
Kassab vem para prestigiar a filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos, às 9h, no Hotel Plaza São Rafael. Se Leite for mesmo candidato, e tudo indica que será, o presidente do PSD fará outra viagem na próxima semana.
De São Paulo, onde se reuniu com Kassab na manhã desta terça-feira (15), antes de embarcar para Brasília, onde foi conversar com líderes tucanos que o apoiaram na prévia do PSDB, Leite disse à coluna que não haverá anúncio nesta semana:
— Vou a Brasília conversar com colegas do PSDB. Movimento, se houver, será apenas na semana que vem.
A coluna já havia adiantado, com base nas informações do governador, que o anúncio, seja sim ou seja não, deverá ocorrer entre os dias 21 e 25 de março. Ele disse que não deixará a decisão para a última hora porque tem compromisso com outras pessoas, como deputados e secretários, que aguardam sua definição para decidir seu futuro.
Também não está definido o palco do anúncio, se no Palácio Piratini, por se tratar de um ato do governador, ou em território neutro (um hotel, por exemplo), pela conotação eleitoral. Seja onde for, haverá pompa e circunstância. Leite deve comunicar a decisão e, depois, abrir espaço para perguntas dos jornalistas.
Como será?
O que Eduardo Leite dirá nesta quarta-feira (16) na reunião-almoço da Federasul não é novidade para quem acompanhou seus últimos dias nos Estados Unidos: vai falar das reformas e de como “o Rio Grande do Sul virou o jogo”. Curioso será acompanhar as manifestações dos empresários, que esgotaram todos os ingressos.
Ela, não
Quem convive com a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, sabe que ela está inconformada com o fato de o PSDB ter encomendado uma pesquisa qualitativa para testar a aceitação de seus possíveis candidatos a governador sem incluir o nome dela.
Até o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi testado, mas Fátima, que havia sido sondada pelo PSD para concorrer ao Piratini e convidada por Alceu Moreira (MDB) para ser vice, foi escanteada.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.